domingo, 31 de janeiro de 2010

Évora… Café Arcada…31 de Janeiro de 1974

Há precisamente 36 anos, por esta mesma hora, fui detido em Évora à saída do Café Arcada e transportado num célebre carocha para a sede da PIDE/DGS da cidade.
Na altura, como repórter do semanário “A Rabeca”, de Portalegre acabava de sair de um jantar comemorativo da revolta de 31 de Janeiro no Porto, organizado por um grupo de democratas de Évora. Lá estavam o António Murteira, o Abílio Fernandes, o Eng. Alferes, o Benjamim Filipe e muitos outros que agora não me recordo.
Não é o facto em si que me leva a escrever estas linhas, apesar de ter ficado muito zangado comigo próprio por depois de alguns anos na linha da frente das lutas estudantis em Lisboa ter deixado finalmente que a PIDE/DGS me prendesse… não é que tenha lá ficado muito tempo mas sempre deu para perceber os métodos da polícia que, felizmente, menos de 3 meses depois desapareceria do mapa.
O que recordo é o facto de, na altura, se aproveitarem todas as datas históricas relacionadas com lutas pela liberdade e pela democracia para juntar todos os que realmente se opunham ao regime fascista do Estado Novo. No jantar estavam comunistas, socialistas e outras pessoas seguramente não filiados ou ligados a qualquer dos dois maiores partidos da oposição de então.
É certo que 36 anos depois, muita coisa se passou, muita coisa mudou (desde logo o fascismo caiu e a liberdade e a democracia são um facto) e traçar um paralelismo entre essa época e os dias de hoje seria um exercício intelectual inútil e votado ao insucesso.
Naquela época, lutava-se pelo bem comum de todo um povo privado das mais elementares direitos sociais…os benefícios pessoais de cada um não eram definitivamente uma prioridade.
Nos dias de hoje, raros são os exemplos dos que nos partidos políticos actuais colocam o bem comum à frente dos seus objectivos pessoais, seja para chamar para si uma parte de poder ou para criar expectativa de um empregozito melhor à custa da militância partidária.

INGENUIDADE, dirão uns…! ÉTICA POLÍTICA, direi eu…!

Sem comentários:

Enviar um comentário